Susie Wiles foi nomeada chefe de gabinete da Casa Branca para o governo de Donald Trump na quinta-feira (7). Ela será a primeira mulher a ocupar o cargo.
Wiles foi gerente de campanha de Trump, sendo elogiada pelo republicano, que destacou que ela o ajudou “a alcançar uma das maiores vitórias políticas da história americana e foi parte importante das minhas campanhas bem-sucedidas de 2016 e 2020”.
Saiba mais sobre a próxima chefe de gabinete da Casa Branca abaixo.
Filha de Pat Summerall, falecido apresentador da NFL — a liga de futebol americano dos EUA — e uma experiente agente política da Flórida, Wiles é uma das conselheiras mais antigas no entorno de Trump.
Depois de ajudá-lo a vencer na Flórida em 2020, ela serviu como sua chefe de gabinete de fato durante sua pós-Presidência, e então liderou sua campanha durante toda a disputa de 2024 — um feito raro no mundo Trump.
Wiles foi amplamente creditada por comandar o que foi visto como a campanha mais sofisticada e disciplinada do empresário, que incluiu manter muitas das vozes em seu entorno sob controle.
Na noite da eleição, Trump deu crédito a Wiles durante seu discurso de vitória, embora ela tenha se recusado a falar à multidão reunida no Centro de Convenções de Palm Beach.
Sua disposição de ficar em segundo plano a tornou querida por Trump e seus aliados.
A CNN relatou que Wiles havia expressado certas condições ao presidente eleito antes de aceitar o papel de chefe de gabinete — o item principal sendo mais controle sobre quem pode alcançar o presidente no Salão Oval.
Durante o primeiro mandato de Trump, seus chefes de gabinete lutaram para impedir que um grupo itinerante de conselheiros informais, familiares, amigos e outros “intrusos” entrassem na Casa Branca para se encontrar com ele.
O vice-presidente eleito JD Vance disse nesta quinta-feira que era uma “ótima notícia” que Wiles foi selecionada para o papel, escrevendo em um post no X que ela será um “grande trunfo” na Casa Branca.