A vice-presidente Kamala Harris disse que a observação do ex-presidente Donald Trump na quarta-feira (30), de que ele protegeria as mulheres, quer elas “gostem ou não”, é “ofensiva a todos”.
Enquanto falou com repórteres no estado-pêndulo de Wisconsin, nesta quinta-feira (31), a candidata do Partido Democrata aproveitou para citar o comentário que seu adversário republicano fez em um comício no mesmo local.
“Na verdade, eu acho que é muito ofensivo para as mulheres em termos de não entender sua autoridade, seu direito e sua capacidade de tomar decisões sobre suas próprias vidas, incluindo seus próprios corpos”, disse Kamala, chamando a fala de “a mais recente de uma série de revelações do ex-presidente sobre o que ele pensa sobre as mulheres e seus interesses”.
“A propósito, acho que é ofensivo para todos”, acrescentou a vice-presidente, ao responder à pergunta de um repórter, feita posteriormente, sobre o assunto.
A democrata relembrou os comentários sobre aborto, fazendo alusão aos estados que aprovaram restrições legais aos direitos reprodutivos desde a anulação do caso Roe v. Wade.
O que Trump disse: O ex-presidente contou aos participantes do comício na quarta que seus conselheiros lhe pediram para não dizer que (ele) quer proteger as mulheres.
“Quero proteger as mulheres do nosso país. Quero proteger as mulheres que servem. ‘Por favor, não diga isso.’ Por quê? Eles disseram: ‘Achamos que é — achamos que é muito inapropriado’”, disse Trump.
“Vou fazer isso, quer as mulheres gostem ou não. Tenho que protegê-las. Vou protegê-las dos imigrantes que chegam. Vou protegê-las de países estrangeiros com mísseis e muitas outras coisas”, acrescentou.
Trump diz que há “muitos genes ruins” entre imigrantes nos EUA