O Projeto Tubarões e Raias lançou a campanha “Limonada à Vista” para convocar moradores e turistas de Fernando de Noronha a fazer registros de tubarões-limão nas praias do arquipélago.
O objetivo é reunir informações sobre esses animais e apoiar pesquisas de conservação da espécie.
Com o início do período reprodutivo, entre novembro e janeiro, os tubarões-limão – especialmente os filhotes – são vistos com mais frequência nas águas rasas da região, que funcionam como berçários naturais.
A espécie não é considerada uma grande ameaça aos humanos. No entanto, o projeto reforça que os animais devem ser observados à distância, sem interferências, para garantir seu comportamento natural.
A campanha busca monitorar o período exato de nascimento dos filhotes, além de quantificar a presença dos jovens tubarões em diferentes praias.
Entre as praias do Americano e do Sancho, em especial, as águas de Noronha se tornam locais propícios para avista-los, tanto os filhotes quanto os tubarões adultos, que tendem a se aproximar de cardumes de sardinha na região.
Por isso, qualquer registro de tubarões adultos também é bem-vindo, embora o foco principal esteja nos recém-nascidos.
Para participar, moradores e turistas podem registrar os tubarões com celular, câmera subaquática ou drone e enviar as imagens para o perfil do projeto no Instagram (@tubaroes.raias.noronha) ou pelo e-mail info@tubaroesnoronha.org.br.
A campanha de ciência cidadã do Projeto Tubarões e Raias espera não só coletar dados sobre os tubarões-limão, mas também criar uma conexão entre as pessoas e a vida marinha local.
Para os pesquisadores, essas contribuições são essenciais para monitorar a presença dos tubarões e observar como interagem com o ambiente e com outros animais marinhos.