A experiência da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) em políticas públicas e participação social foi tema da Semana da Inovação, nesta quinta-feira (31), em Brasília.
Entre os assuntos abordados estão o papel do jornalismo digital, a cidadania no rádio e na web e a participação.
A gerente de Jornalismo Digital, Juliana Cézar Nunes, afirmou que é preciso pensar a comunicação pública como espaço de experiência e de inovação do ponto de vista da gestão. Juliana Cézar falou sobre as mudanças na Agência Brasil, desde o início do ano passado, com a volta de temas de meio ambiente, direitos humanos e diversidade.
“A gente vem buscando – por meio da gestão – inovar nesses processos editoriais e fazer com que a gente consiga pautar políticas públicas de uma maneira alinhada com as expectativas da sociedade. Essas políticas públicas como um direito da sociedade e um dever do estado e a gente conseguir retomar esse processo que foi interrompido”.
Na EBC, o site da Radioagência Nacional é acessado por mais de 4.500 emissoras de rádio. O site tem média mensal de 50 mil downloads, 350 mil usuários e 500 mil visualizações. A coordenadora da Radioagência Nacional, Izabella Silveira, destacou a importância da distribuição gratuita de conteúdo.
“Todo esse conteúdo, essa diretriz de divulgação de políticas públicas, de priorização da cidadania, do cidadão no centro, que pauta a cobertura jornalística da EBC, que tá tanto na Agência Brasil, quanto no Radiojornalismo, a gente pega esse conteúdo que está em texto e em áudio, principalmente, remodela e disponibiliza na Radioagência de forma gratuita”.
Já a assessora da Presidência da EBC, Eloísa Galdino, apontou o papel do Sinpas, o Sistema Nacional de Participação Social na Comunicação Pública, que marca o retorno da participação social na EBC.
“Participação social é uma premissa constitucional do processo de redemocratização do Brasil, com o nome de controle social. Portanto uma premissa que está lá como um direito do cidadão e um dever daqueles que atuam no âmbito do poder público”.
A 10ª edição da Semana de Inovação termina nesta sexta-feira. A EBC, por meio da Agência Brasil, é mídia parceira do evento.