Um incêndio de grandes proporções atingiu um shopping popular no Brás, em São Paulo, na manhã desta quarta-feira (30). As chamas foram controladas por volta das 13h –cerca de seis horas após o início do fogo–, mas os bombeiros ainda devem permanecer no local para realizar o rescaldo, revisar o local e eliminar possíveis focos de fogo que poderiam reacender.
Relembre outros incêndios históricos na região central de São Paulo.
O capitão Maycon Cristo, porta-voz do Corpo de Bombeiros, explicou que a atuação dos bombeiros segue algumas fases: primeiro, o confinamento do fogo para que ele não se alastre; em seguida, o controle e extinção das chamas.
“Quando a gente extingue o incêndio, entra na fase de rescaldo, que consiste em virar peça por peça que pegou fogo, jogando água para evitar qualquer chance de reignição”, explica.
Segundo o Copo de Bombeiros, essa etapa de rescaldo pode levar dias. A corporação diz que, em casos anteriores, equipes já chegaram a permanecer por uma semana em situações semelhantes.
O fogo no shopping, localizado na rua Barão de Ladário, teve início por volta das 6h30. No início da tarde, a Defesa Civil informou que o incêndio fez colapsar o telhado do imóvel.
Três pessoas foram socorridas a unidades de saúde da região e, segundo a prefeitura, não correm risco de morte.
O prédio onde funciona o shopping popular estava com o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) vencido desde agosto deste ano. Sobre a segurança estrutural do shopping, a Prefeitura de São Paulo informou que o certificado de segurança do Shopping 25 foi aprovado em 2022 e é válido até 2027.
Outro incêndio
Esta foi a segunda ocorrência de fogo na região em menos de uma semana. No último domingo (27), um incêndio atingiu o último andar de um prédio comercial na rua Doutor João Alves de Lima.
* Sob supervisão