Quando os Estados Unidos aumentaram as tarifas sobre a maioria dos produtos que entravam no país há quase um século, as consequências foram severas: o comércio global despencou e as exportações dos EUA entraram em colapso, enquanto outros países retaliaram na mesma moeda, aprofundando uma das piores crises econômicas do mundo — a Grande Depressão.
As tarifas em questão, cobradas sob a Lei de Tarifas Smoot-Hawley de 1930, seriam ofuscadas pelas taxas que Donald Trump prometeu impor se ganhar um segundo mandato na Casa Branca.
Junto com outras ideias radicais — incluindo deportações em massa de imigrantes sem documentos e interferência na independência da Reserva Federal — Trump disse que quer aplicar tarifas de 10-20% em todos os bens importados para os Estados Unidos. Isso seria bem acima da média atual de 2% em bens não agrícolas, ou os chamados bens industriais, metade dos quais entram nos EUA sem impostos, de acordo com o governo.
Para as importações chinesas, Trump propôs uma tarifa ainda maior, de 60%.
“Para mim, a palavra mais bonita do dicionário é ‘tarifa’. É minha palavra favorita”, disse ele durante uma entrevista à Bloomberg na semana passada no Economic Club de Chicago.
A maioria dos economistas não compartilham a predileção de Trump por tarifas porque elas agem como um imposto sobre importações, prejudicando os consumidores no país que as impõe, bem como as empresas que dependem de matérias-primas importadas e bens intermediários para fabricar produtos acabados.
Muitos economistas alertaram que as tarifas planejadas por Trump prejudicarão o crescimento econômico global e aumentarão a inflação nos EUA, bem como no exterior, se outros países introduzirem taxas mais altas sobre as importações dos EUA em resposta.
Prosseguir com tarifas mais altas “antagonizaria os aliados e parceiros dos EUA, provocando guerras comerciais mundiais, prejudicando o bem-estar econômico global e minando a segurança nacional”, escreveram pesquisadores do Peterson Institute for International Economics, sediado em Washington, DC, em uma nota recente.
Embora as previsões dos danos das novas tarifas de Trump variem em escala e escopo — dependendo do nível das taxas e de quaisquer tarifas retaliatórias dos parceiros comerciais dos Estados Unidos — os analistas são esmagadoramente negativos.
Por exemplo, analistas da UBS estimam que uma tarifa de 60% sobre importações da China e uma tarifa de 10% sobre bens do resto do mundo reduziriam o crescimento econômico global em um ponto percentual em 2026, quando os aumentos de tarifas provavelmente terão sido totalmente implementados. Isso cortaria o crescimento em quase um terço, com base nas tendências atuais.
O lucro das empresas cairia em média 6% e os índices de ações globais também cairiam, com declínios particularmente acentuados nas ações europeias, chinesas e de outros mercados emergentes, de acordo com a UBS. Isso poderia corroer os fundos de pensão e outras economias investidas.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) também vê um impacto no Produto Interno Bruto Global devido ao aumento de tarifas em todo o mundo, de acordo com seu último Relatório Econômico Mundial.
A economia da Europa sofreria um golpe considerável. Se os EUA aumentarem as tarifas para 10% em todos os bens, o dano ao PIB da zona do euro — os 20 países que usam o euro — seria semelhante ao da crise energética desencadeada pela invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022, de acordo com o Banco Geral dos Países Baixos (ABN AMRO). A economia evitou por pouco uma recessão no rescaldo, e o banco holandês prevê estagnação em 2026 como resultado das tarifas.
“Assumindo que (Trump) prossiga com o que está propondo, ninguém sairá ileso”, disse Maurice Obstfeld, pesquisador sênior do Peterson Institute e ex-economista-chefe do FMI.
Não há “paz mundial” sem comércio
Em Chicago, na semana passada, Trump, que se autodenomina um obstinado magnata dos negócios, se gabou por ter sido duro com aliados — incluindo Japão, França e Coreia do Sul — por meio de tarifas, ou simplesmente da ameaça de tarifas, durante seu primeiro mandato como presidente.
Se ele retornar à Casa Branca, sua abordagem de “o vencedor leva tudo” nas relações comerciais prejudicaria ainda mais os princípios de comércio aberto e concorrência que impulsionaram o crescimento econômico global por décadas.
Nos últimos 40 anos, quando o comércio como parcela do PIB global aumentou pela metade, a renda per capita ajustada pela inflação dobrou e mais de um bilhão de pessoas saíram da pobreza extrema, escreveu Kristalina Georgieva, chefe do FMI, no início deste ano.
“É verdade que nem todos se beneficiaram do comércio, e é por isso que precisamos fazer mais para garantir que os ganhos sejam compartilhados de forma justa. Mas fechar nossas economias seria um erro”, disse ela.
O aumento do protecionismo em todo o mundo significa que o comércio aberto já está ameaçado e a capacidade de sua defensora, a Organização Mundial do Comércio (OMC), de resolver disputas comerciais internacionais, está severamente limitada.
A abordagem de Trump levaria a “um sistema de comércio global que é uma colcha de retalhos de acordos bilaterais”, disse Obstfeld à CNN. “Como esse sistema funcionaria é uma incógnita, mas é um bom palpite que veríamos menos comércio, os ganhos do comércio seriam reduzidos e as relações comerciais entre os países permaneceriam mais fragmentadas do que têm sido no passado.”
Petros Mavroidis, professor da Faculdade de Direito de Columbia e consultor jurídico de longa data da OMC, vê um resultado ainda mais sombrio.
“Eu acho que é irrealista, se formos pela história mundial, pensar que podemos ter comércio segmentado, mas não paz mundial”, ele disse à CNN. “O mundo tem que estar conectado tanto economicamente quanto não economicamente. Se não estiver conectado, então você paga o preço.”
Outros países provavelmente não apenas iriam impor tarifas retaliatórias sobre as importações dos EUA, mas também poderiam introduzirão tarifas sobre importações de outros lugares para proteger seus mercados da enxurrada de produtos que, de outra forma, teriam ido para os EUA.
Quando Trump anunciou tarifas sobre importações de aço e alumínio em março de 2018, a União Europeia seguiu com suas próprias taxas sobre certos produtos de aço quatro meses depois, citando o risco de importações maiores. Ela também revidou diretamente seu aliado transatlântico com taxas sobre mais de US$ 3 bilhões em produtos dos EUA, incluindo motocicletas, jeans e uísque.
Mais recentemente, a UE aumentou as tarifas sobre veículos elétricos da China, uma medida que, segundo analistas, teve como objetivo, em parte, evitar uma enxurrada de importações de veículos elétricos depois que o presidente dos EUA, Joe Biden, impôs tarifas de 100% sobre veículos elétricos chineses.
“Você pode entrar em uma espiral de medidas comerciais, iniciadas pelos EUA, mas depois amplificadas por outros países”, disse André Sapir, pesquisador sênior do Bruegel, um think tank em Bruxelas.
Espere um Trump “mais radical”
Além das tarifas, os economistas também estão incomodados com o desejo de Trump de exercer mais controle sobre a Reserva Federal.
Embora tenha evitado responder a uma pergunta direta da Bloomberg sobre se ele removeria o presidente do Sistema de Reserva Federal dos EUA (Fed), Jerome Powell, cujo mandato termina em maio de 2026, ele já ameaçou fazer isso uma vez porque Powell estava “mantendo as taxas muito altas”.
“Acredito que tenho o direito de dizer: ‘Acho que você deveria subir ou descer um pouco’”, disse Trump em Chicago. “Não acho que eu deveria ter permissão para ordenar isso, mas acho que tenho o direito de fazer comentários sobre se as taxas de juros devem subir ou descer.”
Qualquer tentativa de enfraquecer a independência do Fed, vista como sacrossanta pelos investidores, abalaria os mercados financeiros globais e teria um efeito desestabilizador sobre o dólar, a principal moeda do mundo para faturamento comercial e reservas cambiais.
Isso porque os investidores duvidariam que um Fed comprometido pudesse combater efetivamente a alta inflação, que geralmente enfraquece uma moeda e pode prejudicar o crescimento econômico se não for controlada.
“Se você mover o Fed para algum tipo de controle político, isso realmente mudará as regras das finanças globais”, disse Obstfeld, acrescentando que não havia “nenhum bom substituto” para o dólar e, portanto, mexer com ele era “um plano ruim”.
Edward Alden, membro sênior do Conselho de Relações Exteriores, sediado em Washington, DC, um grupo de estudos de política externa, acha improvável que Trump interfira na independência do Fed, dados os riscos que tal movimento representa para a economia dos EUA.
Ainda assim, suas ações durante um segundo mandato presidencial provavelmente serão mais extremas do que durante sua primeira passagem pela Casa Branca, quando “havia um grupo ativo de republicanos mais convencionais trabalhando duro para impedir que Trump fizesse coisas malucas”, disse ele à CNN.
“Nenhuma dessas pessoas terá um emprego na segunda administração.” Nem uma possível tentativa de reeleição o restringirá, já que um presidente dos EUA só pode servir dois mandatos, ele observou.
Trump “será muito mais desvinculado e tem uma noção muito melhor de como trabalhar a burocracia para conseguir o que quer”, acrescentou Alden. “O que veríamos em Trump 2 é muito mais radical do que o que vimos em Trump 1.”