A polícia militar prendeu um homem de 19 anos, nesta-quarta-feira (16), suspeito de integrar um grupo responsável por uma sequência de assaltos violentos no centro da capital paulista.
A CNN teve acesso a imagens de assaltos a pedestres, com uso de extrema violência, na Bela Vista, bairro da região central. A PM identificou o suspeito e efetuou a prisão, em uma pensão na região da República.
No vídeo, um homem é abordado violentamente por quatro criminosos, que derrubam a vítima no chão e passam a roubá-la.
Dois dos criminosos ameaçam o homem para que ele forneça os dados de acesso ao aparelho celular. O suspeito preso pela polícia aparece portando uma arma, e com um espeto de churrasco na boca. Veja:
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo informou que o homem capturado é suspeito de pelo menos mais um crime.
No comunicado, a SSP revela que ele negou a autoria, entretanto, diante da contradição com as imagens, a prisão temporária foi solicitada. Ele deve passar por audiência de custódia nesta quinta-feira (17). Veja a nota na íntegra:
A Polícia Militar prendeu um homem de 19 anos nesta quarta-feira (16) após ele ser reconhecido como autor de um roubo ocorrido no final de setembro na Rua Paim, bairro Bela Vista, em São Paulo. Ele foi localizado em uma pensão na Rua General Osório e também é suspeito de envolvimento em outro roubo. Apesar de negar participação, imagens de segurança o associam ao crime. O celular dele foi apreendido, mas a arma usada não foi encontrada. O caso foi registrado no 4º DP (Consolação). A autoridade policial solicitou sua prisão temporária e aguarda decisão da Justiça.
As polícias paulistas têm intensificado o combate ao crime na capital. Como resultado, os roubos em geral caíram 28,1% e os furtos, 19,4%, na 1ª Delegacia Seccional (Centro), de janeiro a agosto deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado. No total, 4.978 infratores foram presos ou apreendidos, 511 detenções a mais do que em 2023. Além disso, 162 armas de fogo foram retiradas das ruas, um aumento de 74,2% em relação ao ano anterior, enfraquecendo as atividades criminosas na região.