O influenciador e torcedor do Esporte Clube Bahia, Ciro Alexandre Silva dos Santos, conhecido como Ciro Alê, de 40 anos, foi detido no último domingo (8) após protagonizar um episódio de violência na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA).
Durante uma confusão no guichê de atendimento, ele quebrou o vidro do balcão, ferindo uma funcionária com estilhaços. A Polícia Civil e o clube apuram o caso, que gerou grande repercussão entre torcedores e nas redes sociais nesta segunda-feira (9).
A confusão começou antes da partida entre Bahia e Atlético-GO pelo Campeonato Brasileiro, quando a mãe do torcedor, uma idosa de 75 anos, teve o acesso negado ao estádio por não ter realizado o check-in obrigatório para sócios.
Segundo o Bahia, foi oferecida a compra de um ingresso com desconto para outro setor, mas o influenciador digital, que possui mais de 34 mil seguidores, recusou a solução. Irritado, Ciro deu um soco no vidro do balcão, causando danos.
Em nota divulgada nas redes sociais, o Bahia repudiou a atitude do torcedor e informou que abriu um processo administrativo contra ele, além de tomar medidas judiciais para que ele responda criminalmente.
O clube destacou que o episódio “manchou o dia de celebração pela conquista da vaga na Libertadores de 2025” e reiterou que não tolera violência ou desrespeito contra funcionários.
O time ainda reforçou que está prestando apoio à funcionária agredida. “Nosso clube é feito por pessoas e para pessoas, e todos, sejam sócios ou funcionários, merecem ser tratados com respeito e dignidade”, finalizou o Bahia na nota oficial.
Em nota, a polícia civil informou que, após o ocorrido, tanto a funcionária quanto Ciro foram encaminhados a uma unidade de saúde e posteriormente ouvidos na delegacia.
O influenciador foi liberado depois de prestar esclarecimentos. O caso segue em investigação pela Delegacia Territorial dos Barris, que apura o delito de dano qualificado contra o patrimônio.
Defesa do torcedor
Ciro Alê se pronunciou nas redes sociais e pediu desculpas pela atitude, mas relatou que o desentendimento começou devido ao tratamento dado à sua mãe. Segundo ele, a idosa foi tratada de forma ríspida pelos funcionários ao explicar que não sabia realizar o check-in.
“Nada justifica a agressão, e eu reconheço que errei. Perdi a cabeça e a razão”, afirmou o torcedor.
Ele alegou ainda que tentou realizar o check-in da mãe com antecedência, mas não conseguiu devido a falhas no sistema. “Reafirmo que não tive a intenção de coagir, agredir ou ofender ninguém”, disse Ciro.
Veja a nota do Bahia na íntegra:
“O dia de ontem, que deveria ser marcado apenas pela celebração da conquista da vaga para a Libertadores de 2025, foi infelizmente manchado por um lamentável episódio de violência. Antes do início da partida contra o Atlético-GO, o sócio do Esporte Clube Bahia SAF, Ciro Alexandre Silva dos Santos, protagonizou um ato de violência contra uma funcionária do Clube.
O associado desferiu um soco contra o vidro do balcão de atendimento, resultando em ferimentos à atendente causados por estilhaços. A funcionária foi prontamente socorrida e encaminhada para atendimento médico em estado de choque.
O agressor foi conduzido à delegacia da Arena Fonte Nova para prestar esclarecimentos sobre o ocorrido.
A agressão injustificada, alegadamente motivada por não ser mais possível realizar o check-in de sua mãe, tendo ainda o agressor recusado a compra de ingresso com desconto para outro setor, é completamente incompatível com os padrões de conduta esperada dos sócios do Clube.
Diante disso, será instaurado um processo administrativo contra Ciro Alexandre Silva dos Santos. O Bahia ainda tomará as medidas judiciais cabíveis para que o mesmo responda criminalmente por seus atos.
O Clube repudia veementemente qualquer forma de violência e se solidariza com a funcionária agredida, e informa que prestará todo o apoio necessário à colaboradora.
Por fim, o Bahia reitera que não tolerará nenhum tipo de agressão, ameaça ou desrespeito direcionado a seus funcionários. Nosso Clube é feito por pessoas e para pessoas, e todos, sejam sócios ou funcionários, merecem ser tratados com respeito e dignidade”.
Leia a resposta do torcedor:
“Nada justifica agressão, e eu reconheço que errei. Perdi a cabeça e a razão, mas gostaria de explicar o contexto que levou ao ocorrido.
Eu estava bastante nervoso, principalmente ao ouvir minha mãe, uma senhora de 75 anos, ser desrespeitada. Ela explicou que não sabia fazer o check-in por conta da idade, mas foi informada, de forma ríspida, que não poderia receber ajuda com o check-in, embora fosse possível comprar um ingresso com 50% de desconto. Isso me deixou confuso e indignado: como não podem ajudar no check-in, mas podem vender um ingresso?
Além disso, eu já havia tentado realizar o check-in dela 72 horas antes, mas a opção sequer apareceu no sistema.
Quando minha mãe explicou que não poderia comprar o ingresso porque não tinha dinheiro, recebeu como resposta: “O problema é seu.” Nesse momento, acabei me excedendo.
Dando um soco de forma impensada na cabine enquanto dizia: “O problema é seu não, respeite ela, por favor.” Infelizmente, sem querer, acertei o vidro e o vidro quebrou.
Reafirmo que NADA JUSTIFICA A VIOLÊNCIA E MUITO MENOS A MINHA ATITUDE. Eu não tive a intenção de coagir, agredir e nem ofender ninguém! Peço desculpas pelo meu comportamento e reitero o meu respeito a todas as pessoas envolvidas”.