Donald Trump vencerá a disputa presidencial no estado-pêndulo da Carolina do Norte, projeta a CNN. Saiba o que são os estados-pêndulo nesta matéria.
Há 16 delegados — figura do sistema eleitoral americano — em jogo na Carolina do Norte. São necessários pelo menos 270 para vencer a eleição presidencial de 2024.
Em 2020, Trump venceu por pouco neste estado, e o presidente Joe Biden ganhou a eleição geral.
A Carolina do Norte o é um dos mais divididos do país e, embora Barack Obama tenha vencido por lá em 2008, os republicanos o ganharam no estado por pouco em todas as eleições desde então.
Estado-pêndulo crucial
A Carolina do Norte foi um dos sete “estados-pêndulo” nas eleições americanas de 2024. Ou seja, a disputa por lá estava em aberto e poderia pender tanto para Kamala Harris quanto para Donald Trump.
As estratégias dos candidatos durante a campanha refletiram essa situação, com a grande maioria de seus gastos com publicidade e eventos de campanha direcionados a esses sete estados.
Antes das eleições, surgiram questionamentos se a participação eleitoral na Carolina do Norte poderia ser impactada em 2024 pelo Furacão Helene. O estado foi o mais atingido pela tormenta, que matou mais de 200 pessoas no país e causou bilhões de dólares em danos a infraestruturas.
Acompanhe a apuração em tempo real
A CNN Brasil desenvolveu um mapa interativo, no qual é possível acompanhar em tempo em real a apuração em todos os estados dos EUA. Nele, é possível ver a contagem de votos e as projeções dos vencedores.
A CNN Brasil também realiza uma supercobertura ao vivo da disputa entre Kamala Harris e Donald Trump pela Casa Branca nas eleições americanas.
O assunto toma as 24 horas do dia da CNN Brasil, por meio de uma supercobertura nos jornais diários, contando especialmente com a grandiosa estrutura da matriz e com tradução simultânea de alta agilidade.
Entenda como a CNN projeta vencedores de eleições
A CNN, junto a outros veículos de imprensa, trabalha com a Edison Research para coletar resultados de votos de autoridades eleitorais e para realizar pesquisas de boca de urna entre os eleitores.
Em alguns casos, a Mesa de Decisão da CNN pode projetar um resultado com base nos resultados das bocas de urnas, quando um candidato detém uma vantagem muito ampla.
Em outros, quando a disputa é muito acirrada, a Mesa de Decisão da CNN procura padrões nos dados, como os resultados e a participação se comparam com os resultados anteriores para cada local e se há alguma anomalia no que foi relatado até agora.
E, nas eleições mais próximas, a Mesa de Decisão da CNN analisará atentamente as estimativas de quantos votos ainda faltam para serem contabilizados, levando em consideração a quantidade total, de que tipo são e de onde poderão vir.
Entenda mais sobre o processo de projeção de vencedores em eleições nesta matéria.
EUA: por que os partidos são representados por burros e elefantes?