A força aérea da China está pronta para estrear oficialmente seu novo caça furtivo, o J-35A, dando aos observadores a primeira visão de um ativo altamente antecipado que aumenta as capacidades militares de rápido crescimento do país.
O caça, cuja imagem foi divulgada durante uma coletiva de imprensa da força aérea nesta terça-feira (5), aparecerá em um show aéreo na cidade de Zhuhai, no sul, na próxima semana, disseram autoridades.
O desenvolvimento do jato é amplamente visto como parte da tentativa de Pequim de igualar as capacidades de caça furtivo dos Estados Unidos — à medida que pressiona para modernizar suas forças armadas e afirmar seu poderio militar na Ásia.
O J-35A é “projetado principalmente para operações de combate aéreo e também pode conduzir ataques ar-superfície”, de acordo com um relatório de um veículo militar chinês afiliado.
Se a aeronave for comissionada para operação, isso tornaria a China o segundo país depois dos EUA a ter dois tipos de caças furtivos, de acordo com especialistas citados pela mídia estatal chinesa.
O caça furtivo J-20 da China entrou em serviço em 2017, disseram autoridades na época.
Os caças furtivos são aqueles projetados para escapar de radares e outros monitoramentos para conduzir missões sem serem detectados ou interceptados.
O J-35 provavelmente será projetado como uma série e também pode ser usado como aeronave baseada em porta-aviões no futuro, disse a especialista militar chinesa Li Li à emissora estatal CCTV. Isso “melhoraria muito a força geral do combate marítimo e aéreo da China”, disse ela.
A estreia do caça segue o que analistas da empresa global de inteligência de código aberto Janes descreveram como o “reforço” da China em seus comandos de teatro avançado com J-20s adicionais.
A Força Aérea do Exército de Libertação Popular entre julho de 2023 e junho deste ano introduziu mais de 70 J-20s, elevando a frota operacional da força para aproximadamente 195, de acordo com um relatório da Janes publicado no início deste ano.
Não está claro quando o novo caça J-35A seria comissionado para uso militar e onde os caças seriam implantados.
Os poucos detalhes divulgados sobre o caça até agora também dificultam a comparação com outros caças stealth, incluindo o F-22 e o F-35 dos EUA.
Carl Schuster, ex-diretor de operações do Centro de Inteligência Conjunta do Comando do Pacífico dos EUA, disse que o J-35A, que está em desenvolvimento há mais de 10 anos, provavelmente era destinado à Marinha chinesa.
“O J-35 fez seu voo inaugural em 2021, mas como um derivado de um protótipo anterior, pode estar pronto para produção no início do ano que vem”, disse Schuster, acrescentando que o modelo J-35A provavelmente melhorou o design anterior com motores mais potentes.
O desenvolvimento de caças furtivos pela China tem sido perseguido por anos por acusações de que roubou tecnologia crucial dos EUA.
Pequim negou vigorosamente essas alegações, que vieram à tona com a publicação em 2015 pela revista alemã Der Spiegel de documentos supostamente obtidos do ex-analista da Agência de Segurança Nacional dos EUA, Edward Snowden.
O J-35A é um “novo tipo de jato de caça furtivo desenvolvido independentemente pela Aviation Industry Corporation of China (AVIC)”, disse uma agência militar chinesa afiliada esta semana.
O J-35A da China não é a única tecnologia que será exibida pela primeira vez no show aéreo da próxima semana, que acontece em Zhuhai de 12 a 17 de novembro.
O sistema de mísseis terra-ar H-19 e os novos UAVs de “reconhecimento e ataque” também terão sua estreia pública, disse o coronel Niu Wenbo do departamento de equipamentos da força aérea nesta terça-feira.
A CCTV também relatou que o caça furtivo Su-57 da Rússia participaria do show aéreo pela primeira vez, entre equipamentos de 49 países e regiões diferentes que seriam representados este ano.
Entenda a falha cibernética global que afetou voos, bancos e hospitais