As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul na noite do último sábado (2) provocaram transtornos no sul do estado e na divisa com o Uruguai.
A cidade de Jaguarão, que fica a cerca de 400 quilômetros de Porto Alegre, recebeu em duas horas mais do que a totalidade do volume de chuva previsto para todo o mês de novembro.
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a cidade registrou 96,8 mm de chuva entre 21h e 23h, um volume que, segundo a Climatempo, é superior à média para todo o mês de novembro, que é de 95 mm.
As fortes chuvas provocaram enchentes no município. Vídeos publicados nas redes sociais por moradores da cidade mostram ruas alagadas e casas invadidas pela casa. Até o momento, não há registro de vítimas.
Outra cidade atingida por tempestades foi Arroio Grande. O município, que fica ao sul do estado e a cerca de 350 quilômetros de Porto Alegre, recebeu 56,4 milímetros de chuva entre 19h de ontem e 1h deste domingo (3).
Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 14 casas foram atingidas pela enxurrada em Arroio Grande, mas não há desabrigados ou desalojados. Também não há registro de vítimas e, de acordo com o órgão, a situação já foi normalizada.
A cidade de Uruguaiana, que também está na fronteira com o Uruguai, foi outra que recebeu alto volume de chuvas. Segundo o Cemaden, foram 74,2 mm de chuva entre 23h e 0h.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul havia emitido um alerta para chuva persistente com descargas elétricas e eventuais alagamentos para o último sábado.
* Sob supervisão