A cidade de São Paulo enfrentou transtornos na tarde deste sábado (2º) por conta das fortes chuvas, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura (CGE).
Até as 15h15, o Corpo de Bombeiros havia contabilizado sete chamados relacionados a queda de árvores, sendo que a maioria foi na região da Lapa (zona oeste). Não há registro de vítimas até o momento.
A Defesa Civil informou que, por volta das 15h20, fortes chuvas atingiram Pirituba, Lapa, Jardim Ângela, Capela do Socorro, Vila Prudente, Aricanduva, São Mateus, Itaquera e Guaianases.
Na região metropolitana, as tempestades atingiram, principalmente, Osasco, Embu das Artes e Itapecerica da Serra. No interior, os registros de temporais mais fortes foram entre Itupeva e Indaiatuba.
Por volta das 14h30, a área da subprefeitura de Santo Amaro, na zona sul, entrou em estado de alerta, com iminência de transbordamento do córrego Água Espraiada, na região da avenida Jornalista Roberto Marinho. O alerta foi encerrado às 15h18.
Às 15h28 a região de Itaquera entrou em estado de alerta com iminência de transbordamento do Rio Verde na rua Cunha Porã. Pouco depois, a região do Itaim Paulista também ficou em estado de alerta. Por volta de 17 horas, o alerta foi retirado.
A região do Jabaquara concentrou o maior volume de chuva, segundo o CGE:
- Jabaquara – Jardim Oriental 59,5mm
- Pirituba/Jaraguá – Chácara Inglesa 56,2mm
- M’ Boi Mirim – Barragem Guarapiranga 52,6mm
- Santo Amaro – Congonhas 49,6mm
- Cidade Ademar – Vila Constância 40,6mm
- Butantã – USP 39,8mm
- Pinheiros – Vila Madalena 34,8mm
- Aricanduva/Vila Formosa – Shopping 27,0mm
A Defesa Civil também chamou atenção para tempestades com raios na capital paulista. O órgão afirmou ainda que a chuva está se espalhando para municípios da região metropolitana.
A forte chuva também provocou a interrupção das atividades no autódromo de Interlagos, onde no domingo (3) ocorre o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1.
Chuvas no Brasil
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste sábado (2) um alerta de perigo potencial de chuvas intensas, abrangendo 14 estados brasileiros –entre eles está São Paulo. Nesses locais, poderá haver registro de chuvas entre 20 a 30 milímetros por hora ou 50 milímetros por dia, além de ventos intensos, de 40 a 60 km/h.