Por conta dos ventos fortes provocados pelo tufão Kong-rey, aviões tiveram dificuldades para decolar e aterrissar no Aeroporto Internacional de Taoyuan nesta quinta-feira (31).
O tufão atingiu a costa leste do país nesta quinta-feira. É a maior tempestade que atingiu a ilha em quase 30 anos, fechando a bolsa de valores local, cancelando centenas de voos e reduzindo os serviços ferroviários.
O corpo de bombeiros informou que uma pessoa morreu quando seu caminhão bateu em uma árvore caída na região central de Taiwan. O ciclone tropical derrubou a energia elétrica de quase meio milhão de residências e quase 10 mil pessoas foram retiradas de áreas de alto risco com antecedência, informou o governo.
A tempestade também atingiu o condado montanhoso e pouco povoado de Taitung, na costa leste, com ventos fortes e chuvas torrenciais que afetaram quase toda a ilha, segundo a Administração Central de Meteorologia de Taiwan.
Além da interrupção do serviço áreo, o forte tufão Kong-rey causou graves inundações nas áreas remotas de Taiwan, danificando veículos e casas depois de atingir a costa leste da ilha nesta quinta-feira.
A previsão é que o tufão atinja a China Continental ao longo da costa da província de Fujian na manhã desta sexta-feira (1º). O centro financeiro da China, Xangai, está se preparando para uma das piores chuvas em mais de 40 anos.