Uma operação de rotina realizada pela Receita Federal no fim da tarde desta quarta-feira (30), no Aeroporto Internacional de Brasília, resultou na apreensão de aproximadamente 5 kg de cocaína que seriam enviados à Europa.
A droga estava escondida nas laterais da mala de um passageiro de 29 anos, natural de Santos (SP), que tentava embarcar em um voo com destino a Orly, na França, com escala em Lisboa, Portugal.
A interceptação ocorreu pelo trabalho de inteligência dos agentes aduaneiros da Receita Federal, que utilizam tecnologia para análise de risco e monitorar o fluxo de passageiros. Os agentes desconfiaram da bagagem do passageiro.
Após uma análise da mala com equipamento de raio-x, que reforçou as suspeitas iniciais, os agentes da Receita Federal, em parceria com a Polícia Federal, levaram o viajante para uma sala de inspeção.
Lá, a mala foi aberta na presença dele e confirmou-se que o pó branco encontrado reagia positivamente ao teste de cocaína.
O passageiro e a droga foram levados à PF para apuração na esfera criminal, podendo enfrentar acusações de tráfico internacional de drogas, com penas de 5 a 15 anos de reclusão, além de multa.
Na semana passada, a CNN mostrou que a França é o principal destino dos traficantes brasileiros. O país registrou 57% de todos os casos de prisões de brasileiros tentando embarcar com drogas para o exterior até outubro deste ano.