Um “gato onça” foi resgatado pela Polícia do Meio Ambiente (BPMA) no quintal de uma casa, na madrugada destra segunda-feira (28), em Missão Velha (CE). O animal foi avistado em um sítio por moradores, que chamaram ajuda dos agentes.
No início da madrugada, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) foi acionada para atender uma ocorrência em um sítio, no interior do Ceará. Na área rural do município de Missão Velha, um “gato onça” – também conhecido como gato-maracajá ou “gato do mato” – invadiu o quintal de uma casa, onde residiam três crianças, que avistaram o animal entre as arvores.
Com apoio da Polícia do Meio Ambiente (BPMA, o animal Polícia do Meio Ambiente (BPMA) foi resgatado por agentes e transportado para a ONG BiodiverSe, parceira da PMCE, onde passará por um período de triagem, e em seguida será devolvido à natureza. Veja o vídeo do resgate.
Animal não é doméstico
O gato-maracajá (Leopardus wiedii) é um felino de pequeno porte, com várias características únicas. O animal pode chegar a 97 cm de comprimento e pesar até 4,9 kg.
A aparência do animal lembra um gato, com focinho saliente, olhos grandes e protuberantes, e a cauda e as pernas longas. O pelo é marrom, com rosetas marrom-escuras ou pretas e estrias longitudinais, que lembram a aparência das onças.
A BPMA alerta para a necessidade de manter a distância segura em relação ao animal, que embora pareça uma versão “diferente” dos gatos domésticos, na verdade, não se trata de um animal domesticável, por ter em ultimo caso, comportamentos agressivos.