Em avaliação ao CNN Prime Time desta segunda-feira (28), o analista de Internacional Lourival Sant’Anna fez uma análise contundente sobre as próximas eleições presidenciais nos Estados Unidos, focando a candidatura de Donald Trump.
Segundo Sant’Anna, os eleitores americanos tendem a relevar as polêmicas e “escorregões” de Trump, priorizando questões como economia e imigração.
O analista afirmou: “Os eleitores vão relevar, inclusive os eleitores porto-riquenhos, latinos, negros, vão relevar essas piadas. Vão relevar todos os escorregões feitos na campanha do Trump, principalmente pelo próprio Trump”.
Preocupações com democracia em segundo plano
Sant’Anna ressaltou que mesmo preocupações significativas relacionadas à democracia, como a invasão do Capitólio e a composição conservadora da Suprema Corte, poderão ser deixadas de lado pelos eleitores.
“Vão relevar essa preocupação que eles têm com relação à democracia, à invasão do Capitólio. Ao fato de a Suprema Corte estar dominada por republicanos, por conservadores, três deles dos nove indicados pelo Trump”, explicou.
O analista destacou que a economia e a imigração são temas cruciais para os eleitores e foram abordados por Trump em seu recente comício em Nova York.
“E vão votar nele, mesmo assim, porque eles se preocupam com a economia, se preocupam com a imigração, que aliás foram temas desse comício do Donald Trump de ontem no Madison Square, em Nova York”, pontuou.
O dilema dos eleitores
Apesar de reconhecer aspectos potencialmente negativos da candidatura de Trump, Sant’Anna sugere que muitos eleitores darão ao ex-presidente um “voto de confiança”.
No entanto, ele também alerta para a possibilidade de que a soma desses fatores controversos possa, de forma incremental, comprometer a campanha de Trump.
“Essa é a resposta a essa pergunta que vai decidir essa eleição”, concluiu, enfatizando a complexidade do cenário eleitoral americano e o papel crucial que a percepção dos eleitores sobre economia e imigração terá no resultado final.
Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.