A embaixada israelense na Alemanha agradeceu à polícia em uma declaração no ‘X’ após um ataque frustrado à embaixada em Berlim no sábado (19).
O Ministério do Interior da Alemanha enfatizou a proteção das instituições judaicas e israelenses após a detenção do suspeito, dizendo em uma declaração por escrito que o ministério estava ‘agindo com a máxima vigilância e atenção em vista do alto nível de ameaça representado pela violência islâmica, antissemita e anti-israelense.’
O Ministério Público Federal agora assumirá o caso e esclarecerá os antecedentes e as circunstâncias.
O Ministério Público Federal declarou que o cidadão líbio Omar A. foi preso na noite de sábado em Bernau, perto de Berlim. O homem era um apoiador da ideologia da organização terrorista estrangeira ‘Estado Islâmico’ e estava planejando realizar um ataque de alto perfil com armas de fogo na embaixada israelense em Berlim desde outubro de 2024, no máximo, disseram eles.
O acusado será levado perante o juiz investigador do Tribunal Federal de Justiça neste domingo (20), que emitirá o mandado de prisão e decidirá sobre a execução da prisão preventiva.