O Procon de São Paulo informou neste sábado (12) que vai notificar a Enel pela demora no restabelecimento dos serviços de energia elétrica nas áreas de concessão da empresa na capital paulista, após o temporal que atingiu a cidade na noite de sexta-feira (11). A empresa afirmou que não há prazo para a normalização.
Alguns clientes chegaram a receber mensagens com previsão de retomada dos serviços apenas na próxima segunda-feira (14). Questionada pela CNN, a Enel disse que a mensagem “trata-se de uma falha na programação da resposta automática do canal de atendimento pelo WhatsApp, que já foi corrigida”.
De acordo com o Procon, será solicitado à empresa a apresentação de um plano detalhado de para o enfrentamento de eventos climáticos severos. “O Procon-SP poderá ainda requisitar outros documentos, convocar reuniões presenciais e iniciar procedimentos fiscalizatórios para tratar de mais esta ocorrência grave”, diz o comunicado. A empresa terá o prazo de 48h para apresentar uma manifestação.
O Procon ainda quer saber como está sendo feito o atendimento aos consumidores, quais eventos geraram a interrupção e o que a Enel fez para retomar a distribuição de energia elétrica dentro do prazo regulamentar. O órgão também indagou sobre a quantidade de profissionais de prontidão para atender as ocorrências, e ponderou que os serviços de meteorologia já avisavam sobre possíveis eventos climáticos extremos.
No documento, o Procon lembra que em 2023 a concessionária já foi multada pelo mesmo problema e ainda pede informações sobre as medidas adotadas pela Enel desde o ano passado, quando um outro apagão causado por eventos climáticos severos deixou cidadãos sem energia por dias.
A CNN procurou a Enel sobre a notificação do Procon-SP, mas não teve retorno até o momento.
*Sob supervisão