O navio de carga Concórdia naufragou na noite deste domingo (15) enquanto seguia para Fernando de Noronha, nas proximidades da Ilha de Itamaracá, no Grande Recife. A embarcação havia partido do Recife no sábado (14).
De acordo com a Marinha do Brasil, a embarcação era ocupada por nove pessoas, das quais quatro já foram resgatadas em bom estado de saúde. No entanto, cinco tripulantes seguem desaparecidos.
Ainda conforme a Marinha, o naufrágio ocorreu a cerca de 15 quilômetros de Ponta de Pedras, no município de Goiana, no Grande Recife. Os quatro tripulantes resgatados foram localizados pelo Navio Rebocador de Alto Mar Cormoran, enquanto as buscas pelos demais continuam.
Desde o ocorrido, a Marinha acionou o SALVAMAR Nordeste, responsável por coordenar as operações de busca e salvamento na região. A operação envolve o Navio-Patrulha Macau, do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, e uma aeronave H-36 da Força Aérea Brasileira.
Também foi emitido um Aviso aos Navegantes, ampliando a divulgação do naufrágio para embarcações que estejam navegando na área para auxiliar nas buscas pelos tripulantes desaparecidos. As autoridades continuam monitorando a situação e realizando esforços para localizar os desaparecidos.
Em nota, o Corpo de Bombeiros de Pernambuco (CBMPE) informou que a ocorrência ficará sob a responsabilidade da Marinha do Brasil.
“As embarcações do CBMPE são projetadas para a busca e resgate em ambiente costeiro, não possuindo condições de segurança para navegações distantes da praia, como no caso dessa ocorrência”, conclui a nota.