O Corpo de Bombeiros de Pernambuco retomou, nesta segunda-feira (16), as buscas por um homem de 40 anos que desapareceu após se afogar no mar da Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife.
O caso ocorreu por volta das 11h40 do último sábado (14), quando duas outras pessoas também estavam se afogando, mas foram resgatadas com vida.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, no sábado, a operação de busca contou com o uso de um helicóptero e viaturas terrestres. As duas vítimas resgatadas foram atendidas no local e encaminhadas para hospitais pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Até o momento, o estado de saúde delas não foi divulgado.
As buscas pelo homem desaparecido foram suspensas às 16h de sábado, por questões de segurança. No entanto, o Corpo de Bombeiros afirmou, em nota, que o monitoramento da área continua e que as buscas foram retomadas no domingo (15). A ocorrência mobilizou três viaturas do Corpo de Bombeiros, incluindo uma viatura de comando operacional, uma moto aquática de salvamento e uma aeronave. Mas o homem ainda não foi localizado e, nesta segunda-feira, as buscas foram retomadas.
Afogamentos no Grande Recife
No Nordeste, culturalmente, o feriado de 7 de setembro marca a “abertura do verão” e o aumento de banhistas nas praias pernambucanas. No feriado da independência, um jovem de 21 anos acabou não resistindo a um afogamento na Praia de Bairro Novo, em Olinda, no Grande Recife.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, entre os dias 10 de agosto e 1º de setembro, foram registradas três mortes por afogamento na região e um total de cinco ocorrências de afogamento em 15 dias.
Um idoso, de 77 anos, morreu ao tentar tomar banho de mar na praia de Boa Viagem, na zona sul do Recife, no domingo (1). O caso ocorreu na altura do Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem.
No dia 25 de agosto, outro homem, de 41 anos, morreu após se afogar próximo ao segundo jardim, também na Praia de Boa Viagem. No dia 10 de agosto, um jovem de 19 anos morreu afogado após salvar a namorada e um amigo de afogamento, em Boa Viagem.
Alerta dos bombeiros
Com a “abertura do verão” e o aumento de banhistas nas praias pernambucanas, o Corpo de Bombeiros de Pernambuco e o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) reforçam a importância dos banhistas adotarem medidas seguras, como ficar atento às sinalizações das praias, às condições do mar, dos ventos, dos horários mais adequados para tomar banho e as instruções dos salva-vidas.