Um documento com 36 pedidos para impulsionar soluções urbanas, elaborado por prefeitos de cidades do G20, foi entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As pautas foram divididas nos mesmos três eixos escolhidos como prioritários pela presidência brasileira no G20: combate à fome e a pobreza, desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas e reforma da governança global.
Os líderes municipais também demandaram maior participação nas tomadas de decisão, já que 56% da população global vive em cidades, número que deve subir para 70% nos próximos 25 anos. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que presidiu a reunião, defendeu que todas as mudanças e conflitos em nível global têm impacto direto sobre as cidades, especialmente sobre suas populações mais vulneráveis.
Os prefeitos também pediram um investimento anual de US$ 800 bilhões por ano em ações climáticas. Durante a cerimônia de entrega do documento, o presidente Lula, que é o atual presidente do G20, concordou que as cidades precisam de ajuda para enfrentar as mudanças climáticas, especialmente no Sul Global.
O documento entregue ao presidente Lula foi finalizado após os três dias de discussões do Urban20, que reuniu cerca de 60 prefeitos e outras lideranças de cidades de todo o mundo. A conferência foi um dos eventos realizados antes da reunião de chefes de estado do G20 com o objetivo de subsidiar os acordos que serão firmados entre os líderes globais.