O rei Carlos XVI Gustavo, 78 anos, e a rainha Silvia Renate Sommerlath, 80, da Suécia, aproveitaram um dia ensolarado na Praia de Itacarezinho, no sul da Bahia neste sábado (16/11). Discretos, os monarcas suecos quase passaram despercebidos enquanto tomavam sol, mergulhavam e até praticavam bodyboarding.
Os membros da realeza estão em visita oficial ao Brasil há quase duas semanas. Durante a estadia, participaram de um evento em Campinas (SP) voltado à proteção de crianças e adolescentes, onde assinaram um documento para a criação do primeiro Centro de Atendimento Integrado (CAI), iniciativa da Childhood Brasil, organização fundada pela rainha Silvia.
Além disso, visitaram São Manuel, no interior de São Paulo, cidade natal da mãe de Silvia, Alice Soares de Toledo. A rainha, filha de Alice e do empresário alemão Walther Sommerlath, nasceu na Alemanha, mas passou parte da infância em São Paulo antes de retornar à Europa em 1957. Silvia conheceu o rei Carlos Gustavo em 1972, durante os Jogos Olímpicos de Munique, onde trabalhava como intérprete.
Amante da cultura brasileira, a rainha já revelou ser fã de feijoada e jabuticaba, alimentos que chegou a importar para a Suécia. Em sua residência no país europeu, cultiva uma jabuticabeira em uma estufa e ocasionalmente prepara feijoada no palácio, prato também apreciado pelo rei, que é fã de vatapá.