Um homem foi preso em Jundiaí (SP) suspeito de envolvimento em crimes de ódio e ameaças, inclusive de terrorismo, contra autoridades de todo o país. A Polícia Civil do Rio Grande do Sul foi responsável pela investigação e teve o apoio da Polícia Civil de São Paulo na operação.
Os policiais cumpriram dois mandados de busca e apreensão, nessa quinta-feira (14). Foram apreendidos computadores, tablets, celulares, pen drives e outros materiais de informática. O suspeito foi preso em flagrante, informou a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.
As investigações começaram após uma denúncia da deputada estadual gaúcha Bruna Rodrigues (PCdoB). A parlamentar recebeu e-mail com ameaças de morte, agressão sexual, ofensas racistas e extremistas a ela e à família.
Os policiais verificaram que o documento teria partido de um provedor na Suíça, que não tem acordo de colaboração com o Brasil. O nome falso já vinha sendo usado pelo investigado desde 2022. Diversas ocorrências foram registradas em todo Brasil, com autoridades e órgãos públicos como vítimas.