Quatro foragidos da Justiça foram localizados, neste domingo (8), com a ajuda do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP). As prisões ocorreram em Salvador e Simões Filho, na Região Metropolitana.
Na capital baiana, foram três homens foragidos pelos crimes de roubo e furto. Já no interior, o homem era procurado por falta de pagamento de pensão alimentícia na cidade de São Paulo.
Ainda nesse final de semana, a tecnologia alcançou a marca de 600 foragidos da Justiça capturados em 2024. O número foi alcançado, após um homem procurado por roubo passar por um dos pontos monitorados em Salvador, na noite de sábado (7).
Com as últimas prisões, a ferramenta já colaborou então com a prisão de 607 pessoas e chegou à marca de 1.860 presos desde a implantação, em 2019. A tecnologia está presente em 81 municípios baianos e também é empregada em grandes eventos, com suporte da Plataforma de Observação Elevada (POE).
O secretário da SSP, Marcelo Werner, destaca que “o Reconhecimento Facial localiza pessoas inseridas no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) do Conselho Nacional de Justiça”.
No ranking dos foragidos da Justiça mais localizados pelo Reconhecimento Facial estão homicidas, traficantes e criminosos que respondem pela prática de roubo.