Vários estudantes ficaram feridos depois que um carro atingiu pessoas do lado de fora de uma escola primária no centro da China na manhã desta terça-feira (19), enquanto os alunos chegavam para as aulas, informou a agência de notícias estatal Xinhua.
As autoridades não disseram quantas pessoas ficaram feridas no incidente, que ocorreu na cidade de Changde, na província de Hunan.
Um suspeito do sexo masculino de 39 anos foi preso e o incidente continua “sob investigação”, de acordo com uma declaração da polícia local.
Os feridos foram enviados ao hospital para tratamento e “nenhum corria risco de vida até o momento”, disse o relatório policial divulgado horas após o incidente.
Um vídeo que circulava nas redes sociais mostrou dezenas de crianças em pânico gritando e correndo para o pátio da escola, com uma voz masculina gritando “rápido, rápido” ao fundo.
Outro mostrou várias pessoas, incluindo adultos, deitadas na estrada, aparentemente feridas.
A polícia pôde ser vista algemando um homem em frente a um veículo.
Imagens do incidente que circulavam online foram rapidamente apagadas das plataformas de mídia social, enquanto comentários em postagens relacionadas aos incidentes foram desabilitados.
A CNN ligou para a delegacia de polícia local, mas a pessoa que atendeu não respondeu às perguntas.
Aumento de ataques
O incidente ocorreu pouco mais de uma semana depois que a China viu seu ataque mais mortal em uma década, quando 35 pessoas foram mortas depois que um homem jogou seu carro em uma multidão que se exercitava em um centro esportivo ao ar livre na cidade de Zhuhai, no sul do país.
Dias depois, oito pessoas foram mortas e outras 17 ficaram feridas em um esfaqueamento em massa em um campus universitário no leste da China no sábado.
Os ataques de grande repercussão nos últimos meses abalaram uma população há muito habituada a baixas taxas de crimes violentos.
Os censores se esforçaram para remover vídeos postados nas mídias sociais e moderar discussões online para minimizar qualquer percepção de instabilidade social.
No entanto, episódios repentinos de violência que aparentemente visam membros aleatórios do público, incluindo crianças em idade escolar, aumentaram em todo o país à medida que o crescimento econômico desacelera.
Online a população começou a se alertar mutualmente para serem cautelosos, pois “as pessoas estão se tornando mais desesperadas e instáveis”.
Usuários de mídia social expressaram preocupação semelhante nesta terça-feira (19), com comentários em uma postagem, já excluída, dizendo que “muitas pessoas estão se vingando da sociedade atualmente” e expressando tristeza por alguns “visarem crianças para se vingar da sociedade”.
Outros incidentes recentes incluem um ataque de faca perto de uma escola primária em Pequim em outubro, que feriu cinco pessoas, sendo três crianças.
Em setembro, três pessoas foram mortas e outras 15 ficaram feridas em outro ataque de faca, em um supermercado do subúrbio de Xangai.
Também em setembro, um ônibus colidiu com uma multidão de alunos e pais do lado de fora de uma escola na cidade de Tai’an, na província de Shandong, matando 11 pessoas e ferindo outras 13. As autoridades não revelaram se foi acidental ou deliberado.