Houve ação de criminosos nas queimadas no interior de São Paulo, afirmou o governador do estado Tarcísio de Freitas (Republicanos). Em entrevista coletiva neste domingo (25), Tarcísio disse que uma pessoa foi presa em São José do Rio Preto neste sábado (24) e outra foi detida na manhã de hoje, em Batatais, no noroeste paulista.
O governador disse que as atividades ilegais com as condições climáticas adversas causaram os incêndios florestais. “Uma combinação de uma estiagem severa, baixa umidade relativa do ar e ventos fortes podem provocar uma ignição”, explicou.
Ele também disse que está otimista que as autoridades vão extinguir os focos no interior paulista. “Há uma grande mobilização. Teremos helicópteros do Exército, da Marinha, o KC-390 da Força Aérea vai ser decisivo pela capacidade de armazenar água… atuaremos para a gente poder extinguir o mais rápido possível esse incêndio”, disse.
Tarcísio ainda ressaltou que o governo está enviando ajuda humanitária para as pessoas que tiveram perdas materiais, enviando colchões, água e kits de higiene, assim como abrigos para quem teve danos extensos nas suas residências.
O Governo do estado decretou estado de emergência em 45 cidades de SP, válido por 180 dias, em publicação no Diário Oficial do estado na manhã deste domingo (24).
A Defesa Civil de São Paulo também informa que 46 municípios estão em alerta máximo, sendo que 21 enfrentam focos ativos de incêndio.
Desde o início dos incêndios, o governo paulista montou um gabinete de crise com a Defesa Civil, que segue trabalhando para monitorar e conter o fogo.
Neste domingo (25), a administração estadual, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, lançou um pacote de ações para produtores rurais afetados pelos incêndios.
A verba liberada pelo governo aos prejudicados é de R$ 10 milhões. Os afetados terão acesso a R$ 50 mil sem juros, para custeio emergencial de despesas para manutenção e recuperação da produção.