A 95ª brigada de assalto aerotransportada do Exército da Ucrânia divulgou imagens de drones nesta segunda-feira (11) que, segundo o grupo, mostram ataques contra tropas russas na região de Kursk.
A Reuters conseguiu verificar a localização por meio de edifícios, terreno, árvores, formato do lago e das estradas, que correspondiam às imagens de satélite da área. A data não foi verificada de forma independente.
A Rússia está tentando expulsar as forças ucranianas da região oeste de Kursk com dezenas de milhares de soldados, declarou o principal comandante da Ucrânia nesta segunda.
Ele disse que a Rússia pretende retomar o território perdido quando a Ucrânia iniciou uma incursão na região de Kursk, no sudoeste da Rússia.
O comentário do general Oleksandr Syrskyi veio um dia após o New York Times ter noticiado que Moscou reuniu uma força de 50 mil soldados, incluindo soldados norte-coreanos, na região fronteiriça com a Ucrânia para um ataque.
Syrskyi não fez nenhuma referência à possível presença de tropas norte-coreanas entre as forças russas. Os países ocidentais, a Coreia do Sul e a Ucrânia alegaram que a Coreia do Norte enviou tropas para a Rússia.
Ele afirmou que a operação Kursk ainda conseguiu desviar as forças russas da realização de ataques mais pesados na frente oriental.
Rússia planeja construir núcleo de nova estação espacial até 2030