Quase 200 deputados assinaram a PEC pelo fim da escala 6×1. Número acima das 171 assinaturas necessárias. Com isso, a proposta vai poder tramitar na Câmara.
Essa Proposta de Emenda à Constituição acaba com a escala de trabalho de seis por um, que é quando o funcionário trabalha seis dias e folga um.
O assunto vem repercutindo bastante desde a semana passada.
Para se ter uma ideia, na petição online, já são mais de 2,7 milhões assinaturas favoráveis ao fim desse tipo de escala. A autora da proposta é a deputada Érika Hilton (PSOL-SP).
Carbono e emendas
Já no Senado, há possibilidade de votação da proposta que regulamenta o mercado de carbono. Estabelece um sistema de comércio. Quem emite menos, ganha um crédito que pode vender para quem emite mais.
Os senadores podem analisar, ainda, o projeto das emendas parlamentares. Que pretende dar mais transparência e rastreabilidade, atendendo a uma determinação do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribuinal Federal, que é o relator da ação na suprema corte.
Esse texto já foi aprovado na Câmara na semana passada e o relator no Senado, o senador Ângelo Coronel (PSD-BA), disse que trabalha num texto de consenso. Enquanto isso, o pagamento dessas emendas está suspenso por determinação do ministro Flávio Dino.