O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou nesta segunda-feira (13) que a administração dele, que se encerra na próxima segunda (20), está “pressionando para fechar” um acordo de cessar-fogo em Gaza.
“Estamos quase concretizando uma proposta que apresentei em detalhes meses atrás”, disse Biden durante discurso focado em política externa no Departamento de Estado.
As autoridades americanas acreditam que um acordo de cessar-fogo e reféns entre Israel e o Hamas está se aproximando, de acordo com fontes à CNN. Este é o primeiro sinal sério de otimismo dentro do governo Biden em meses.
“Estamos pressionando muito para fechar isso”, destacou o presidente. “O acordo que estruturamos libertaria os reféns, interromperia os combates, forneceria segurança a Israel e nos permitiria aumentar significativamente a assistência humanitária aos palestinos que sofreram terrivelmente nesta guerra que o Hamas começou. Eles passaram ‘pelo inferno’”, Biden acrescentou.
Entenda o conflito na Faixa de Gaza
Israel realiza intensos ataques aéreos na Faixa de Gaza desde o ano passado, após o Hamas ter invadido o país e matado 1.200 pessoas, segundo contagens israelenses. Além disso, o grupo radical mantém dezenas de reféns.
O Hamas não reconhece Israel como um Estado e reivindica o território israelense para a Palestina.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, prometeu diversas vezes destruir as capacidades militares do Hamas e recuperar as pessoas detidas em Gaza.
Além da ofensiva aérea, o Exército de Israel faz incursões terrestres no território palestino. Isso fez com que grande parte da população de Gaza fosse deslocada.
A ONU e diversas instituições humanitárias alertaram para uma situação humanitária catastrófica na Faixa de Gaza, com falta de alimentos, medicamentos e disseminação de doenças.
A população israelense faz protestos constantes contra Netanyahu, acusando o premiê de falhar em fazer um acordo de cessar-fogo para os reféns sejam libertados.
Quando Donald Trump tomará posse como presidente dos Estados Unidos?