Quase 50 prisões foram feitas por policiais que patrulham os bairros de Los Angeles afetados pelos incêndios de Eaton e Palisades, disseram as autoridades nesta segunda-feira (13).
Os detidos enfrentam acusações que vão desde saqueamento e roubo até invasão de propriedade e vandalismo – também houve detenções ligadas a incidentes com drones.
O Departamento de Polícia de Los Angeles fez 14 prisões na cidade, disse o subchefe Dominic Choi.
“Três por toque de recolher, um por se passar por bombeiro, um por posse de ferramentas de roubo, quatro por roubo, um por DUI, um por vandalismo criminoso e três por furto em lojas”, disse Choi. “Não é apenas por saque ou roubo que você vai para a cadeia… se você estiver na área e não pertencer à área, você será parado e interrogado, e seja qual for o crime que estiver sendo cometido, você será responsabilizado por isso.”
O Gabinete do Xerife do Condado de Los Angeles fez 34 prisões, de acordo com o xerife Robert Luna, incluindo quatro na área de incêndio de Palisades durante a noite.
“Dois foram por violações do toque de recolher. Dois foram presos por um incidente com drone. Que eu saiba, já tivemos dois incidentes específicos com drones que resultaram em três prisões.”
As autoridades prometeram processar voos ilegais de drones depois que um drone civil colidiu com uma aeronave canadense “Super Scooper” que lutava contra o incêndio em Palisades na semana passada, forçando-o a ficar aterrado até a manhã de terça-feira.
“Se você não tem negócios nas áreas de evacuação, não vá para lá, por favor”, disse Luna. “Você está infringindo o trabalho que nossos socorristas precisam realizar.”