Dados de um levantamento apontam que o número de pessoas vivendo nas ruas de São Paulo aumentou significativamente, em 2024. A capital paulista concentra o maior número de pessoas em situação de rua no Brasil. Os dados foram obtidos pelo Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua (OBPopRua), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com base em informações do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social.
A capital paulista lidera o ranking nacional, com quase 90 mil pessoas em situação de rua em novembro de 2024. Esse número representa um aumento de cerca de 25 mil pessoas em relação ao mesmo período do ano anterior.
No Brasil, o número total de pessoas vivendo nas ruas ultrapassa 320 mil. Além de São Paulo, o Rio de Janeiro é a cidade com o segundo maior número de indivíduos nessa condição.
Crescimento exponencial
Um comparativo entre os dados de 2018 e 2024 revela um crescimento exponencial da população em situação de rua em São Paulo. Em 2018, a capital paulista registrava cerca de 38 mil pessoas nessa condição, um número que mais que dobrou em apenas seis anos.
No comparativo da última década, o número é mais expressivo. Em 2013, de acordo com o mesmo levantamento, a capital paulista tinha cerca de 7.800 pessoas em situação de rua, representando 72% dos casos no estado. O crescimento de 1041% no número de pessoas, mostra o panorama da situação.
Entre as causas desse aumento são complexas e multifatoriais, envolvendo fatores econômicos, sociais e políticos. A CNN tenta contato com a prefeitura de São Paulo para um posicionamento sobre os dados.