Imagens de uma confusão entre policiais militares e moradores da Zona Sul de São Paulo, que viralizaram por uma rede social, mostram o momento em que os agentes de segurança dão socos e aplicam a técnica de enforcamento, popularmente conhecida como “mata leão”, em uma mulher. O golpe está formalmente proibido pela Polícia Militar desde 2020.
A CNN tenta identificar a data do ocorrido e pediu à Secretaria de Segurança Pública de São Paulo esclarecimentos sobre o caso. Até o momento, a pasta não se pronunciou.
No vídeo, é possível concluir que a confusão já estava em andamento quando alguma pessoa começou a gravar. Uma mulher está no chão imobilizada por, pelo menos, quatro policiais, enquanto outras pessoas tentam socorrê-la. Um policial chega a dar chutes na cabeça da vítima antes dela se livrar.
Na sequência, a mulher se levanta e revida as agressões. Neste momento, o policial dá um soco na vítima e começa a chamá-la para a briga. As imagens são interrompidas até que a mulher surge imobilizada por um policial, que aplica o “mata leão”.
Agressões continuam
Mesmo com a mulher imobilizada, a confusão continua. Outra policial parte para cima dela e desfere tapas e socos. A todo momento, as testemunhas questionam a necessidade daquela abordagem e chegam a dizer que a mãe da vítima está ali acompanhando tudo.
A confusão só para quando um policial chega de moto com um cassetete na mão e leva a mulher para a viatura.