O novo sistema de envio de alertas da Defesa Civil Nacional, o Defesa Civil Alerta, começou a funcionar nas regiões Sul e Sudeste do país nesta quarta-feira (4). A ferramenta irá operar em casos de desastres de grande perigo e será disparado para a população que vive em área de risco.
Com a rede de telefonia celular, a tecnologia emite alertas por meio de mensagens de texto e avisos sonoros. Ao notificar, a ferramenta suspende qualquer conteúdo em uso na tela do aparelho, mesmo os que estão no modo silencioso.
O coordenador-geral de monitoramento e alerta do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), Tiago Schnorr, disse que em casos de desastres de menor intensidade, os demais mecanismos continuam funcionando.
“Neste primeiro momento, a utilização da nova tecnologia estará focada nas defesas civis dos estados. Elas foram previamente capacitadas e certificadas para o uso correto da ferramenta. Lembrando que para os desastres de menor intensidade, com menor comprometimento da segurança das pessoas, os demais mecanismos, como SMS, TV por assinatura, WhatsApp e Google, permanecem vigentes”, diz Schnorr.
Além disso, um alerta de demonstração foi enviado para 36 cidades do Rio Grande do Sul e para a capital mineira, Belo Horizonte, como forma de mostrar a funcionalidade da ferramenta, no último fim de semana.