Uma adutora rompeu, na madrugada desta terça-feira (26), e causou enchentes e o desabamento de uma casa no bairro de Rocha Miranda, na zona norte do Rio de Janeiro. Marilene Rodrigues Lima, de 79 anos, morreu durante o desabamento.
Segundo o Corpo de Bombeiros, equipes foram acionadas por volta das 3h30 da manhã para atender a uma ocorrência de desabamento de edificação na Rua das Opalas. Conforme a corporação, a idosa que morreu foi encontrada sob os escombros da casa que desabou.
Uma mulher, que tinha escoriações nos membros, foi resgatada com vida da casa, recebeu os primeiros-socorros no local e recusou encaminhamento para a unidade hospitalar. Os militares do quartel de Irajá (24º GBM) também resgataram, no mesmo local, um cão com vida.
A Defesa Civil Municipal e a Polícia Militar foram acionadas para o local.
Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram que as ruas ficaram cobertas de água e que houve destruição de portões e casas. Veja abaixo.
Em nota, o Centro de Operações do Rio de Janeiro informou que a Rua das Opalas está interditada por conta do rompimento da adutora. Devido a ocorrência, uma queda de estrutura também foi registrada próximo a Rua dos Diamentes, também em Rocha Miranda.
A Águas do Rio, concessionária responsável pela adutora, afirmou que “equipes operacionais e de responsabilidade social estão mobilizadas para realizar o reparo e atender os moradores”.
À CNN, Gabriella Avellar, moradora da rua onde o rompimento aconteceu, afirmou que acordou com o barulho do estouro dos canos. “Era muito forte [o barulho], como se fosse uma explosão”, contou.
Segundo Gabriela, a água subiu rapidamente, provocando estragos em carros e casas da região. “A nossa vizinha acabou falecendo, resgataram o cachorro dela e a Suellen, que era a pessoa que tomava conta dela, que acompanhava ela”, rdisse sobre a idosa morta.
Caso não é isolado
Não é a primeira vez que um acidente do tipo acontece na região. No último domingo (24), uma outra adutora rompeu em uma rua próxima de Rocha Miranda. Na ocasião, carros que estavam na via pública foram arrastados. “A pressão foi muito forte”, contou Gabriella.
Em nota, a Águas do Rio afirmou que o abastecimento em partes dos municípios do Rio de Janeiro, Japeri, Nova Iguaçu e Queimados chegou a ser interrompido no último domingo por conta da ocorrência. Veja as regiões que foram afetadas:
- Rio de Janeiro: Glória, Catete, Flamengo, Laranjeiras (partes), Centro e Zona Norte.
- Japeri: Cidade Jardim Marajoara, Cidade Sr. Do Bonfim, Citrópolis, Eldorado, Marajoara, Morro Citrópolis, Parque Guandu, Parque Mucaja, Parque Santos, Santa Terezinha, Belo Horizonte, Centro, Engenheiro Pedreira, Eucaliptos, Jardim Primavera, Jardim São João, Nova Belém, São Jorge, Transmontana e Vila Central.
- Nova Iguaçu: Jardim Guandu, Prados Verdes e KM32.
- Queimados: Distrito Industrial, Jardim Campo Alegre, Jardim da Fonte, Parque Industrial, Parque Olimpo, Piabas, Pinheiro, Parque Ipanema, Eldorado, Fonte Cova, Grande Rio, Jardim São Miguel, Jardim Magnolia, Jardim Santa Rosa, Jardim Vista Alegre, Parque Valdariosa e Valdariosa.
*Sob supervisão