A declaração final da Cúpula de Líderes do G20 foi divulgada na noite desta segunda-feira (18). No texto, é reafirmado o Acordo de Paris, documento que estabelece uma série de ações a serem seguidas pelos países signatários para reduzir as emissões dos gases do efeito estufa.
“Reiteramos nossa determinação de permanecer unidos nos esforços para atingir o propósito e os objetivos de longo prazo do Acordo”, dizem, destacando ainda que as nações compreendem e reconhecem a urgência e gravidade da mudança do clima.
“Nós reafirmamos a meta de temperatura do Acordo de Paris de limitar o aumento da temperatura média global para bem abaixo de 2 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais e de empreender esforços para limitar o aumento a 1,5 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais, reconhecendo que isso reduziria significativamente os riscos e impactos da mudança do clima”, colocam.
O texto do G20 ressalta ainda que os países reafirmam o “forte comprometimento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” e que “acelerarão os esforços” em relação a isso.
“O mundo requer não apenas ação urgente, mas também medidas socialmente justas, ambientalmente sustentáveis e economicamente sólidas”, pontua.