Três pessoas foram presas, um adolescente apreendido e mais de 160 quilos de drogas tirados de circulação na Operação Ripária, coordenada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), deflagrada nesta quinta-feira (7) em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce (MG).
A investigação para desarticular a organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas começou há cerca de oito meses.
Segundo o delegado Rodrigo Luiz Nalon Moreira, integrante da Ficco, “as apurações indicaram que o tráfico de drogas ocorria na região de forma contínua, com um esquema de plantão e, inclusive, em formato de “drive-thru”, uma vez que, em determinado local, os usuários conseguiam fazer a compra dos entorpecentes sem sair do veículo”.
Além disso, os policiais descobriram que os criminosos escondiam as drogas em ilhas próximas ao bairro São Tarcísio, que é ladeado pelo rio Doce. Os suspeitos usavam barcos para acessar áreas estratégicas durante a operação.
Uma movimentação financeira significativa foi detectada também pelos investigadores. Dois dos principais suspeitos movimentaram aproximadamente R$ 40 milhões em quatro anos, enquanto a companheira do líder do grupo movimentou mais de R$ 1,5 milhão no mesmo período.
Durante a operação, os agentes cumpriram 28 mandados de busca e apreensão nos estados de Minas Gerais é Espírito Santo.
Um adolescente foi apreendido e três pessoas foram presas temporariamente. A justiça determinou, ainda, o sequestro de bens dos investigados, e mais de 20 contas bancárias foram bloqueadas.
Os envolvidos poderão responder pelos crimes de tráfico de drogas e organização criminosa. Os investigados detidos foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecem à disposição da Justiça.
A operação contou também com a participação de 53 policiais federais, 24 policiais civis, 16 agentes da Polícia Penal e 70 policiais militares.