O governador de Minnesota, Tim Walz, agradeceu à vice-presidente Kamala Harris em comentários feitos em seu estado natal nesta sexta-feira (8), após a derrota eleitoral.
“Não sei vocês, mas eu tive uma semana”, disse Walz quando subiu no palco e provocou risadas da multidão.
O ex-candidato democrata à vice-presidência agradeceu a Kamala pela “fé que ela depositou em mim, mas, mais importante, pela campanha poderosa e alegre que ela conduziu”.
“Sou grato por sua liderança e eternamente grato por sua amizade”, acrescentou.
“É difícil perder. É difícil entender por que tantos dos nossos cidadãos — pessoas pelas quais lutamos tanto e tão arduamente — acabaram escolhendo o outro caminho. É difícil prever como será o caminho nos próximos quatro anos”, disse ele.
Ele também reconheceu que pode haver alguns eleitores decepcionados com o resultado, mas os encorajou a reservar um tempo e retornar quando estiverem prontos.
“Então, se vocês estão se sentindo desanimados, desencorajados hoje, eu entendo. Tirem um tempo, cuidem de vocês mesmos, cuidem dos seus entes queridos, cuidem da sua comunidade. Há um milhão de maneiras de fazer uma diferença positiva. E voltem para essa luta quando estiverem prontos. E saibam que quando estiverem prontos para voltar para essa luta, eu estarei aqui pronto para lutar a luta com vocês”, ele disse aos apoiadores.
Embora tenha dito que não teve muito tempo para “processar” a derrota, ele disse que “nunca se sentiu tão inspirado”.
“Mesmo diante da derrota e da profunda decepção, nunca me senti mais inspirado. Nunca me senti mais motivado. Nunca me senti mais entusiasmado com o que é possível neste país”, acrescentou.
Kamala fez seu discurso na última quarta-feira (6) à tarde. Walz não falou naquele evento.
Walz também agradeceu aos apoiadores presentes na sala e a “cada pessoa que esteve conosco nesta luta”, dizendo que é “uma honra de uma vida ter seu apoio”.
Walz está de volta a Minnesota para cumprir o restante de seu segundo mandato como governador. Ele ainda tem dois anos restantes no cargo.
A primeira-dama Gwen Walz apresentou seu marido e também agradeceu aos apoiadores, “da nossa família para a sua, obrigada”, disse ela.
Gwen Walz disse que Kamala é uma “líder notável e ela teria sido uma presidente notável”. Ela disse à multidão que “perder dói” e disse que “está tudo bem se sentir triste” e “lamentar o que poderia ter sido”.
Quando Donald Trump tomará posse como presidente dos Estados Unidos?