A Polícia Federal realizou a prisão em flagrante de dois homens com 12 quilos de maconha, no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, o Galeão, no último domingo (3). Um dos presos desembarcou em voo vindo de Manaus (AM) e entregaria a droga para um comparsa que o aguardava.
Segundo as autoridades, o carregamento teria como destino a comunidade da Nova Holanda, em Bonsucesso, na zona norte da capital fluminense. A prisão aconteceu após as fiscalizações de rotina, quando os agentes identificaram a droga, distribuída em nove tabletes, na bagagem despachada pelo passageiro.
Os policiais conseguiram localizar e prender o segundo homem, responsável pela receptação e que entregaria o carregamento para o tráfico.
Os presos estão sob custódia da Justiça e foram encaminhados ao sistema prisional do estado. Os suspeitos poderão responder pelo crime de tráfico de drogas.
Segundo números da Polícia Federal, até o mês de outubro de 2024, cerca de 828 pessoas já foram presas nos aeroportos brasileiros por transporte de drogas, um aumento de 34% com relação a 2023.
No recorte entre 2022 e 2024, o Rio de Janeiro (119) aparece em terceiro lugar com mais prisões, atrás de Guarulhos (1.210) e Manaus (258).