A Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram a Operação Cartão Black, com o objetivo de combater um esquema de desvio de recursos públicos em Taubaté e Pindamonhangaba, em São Paulo.
A operação, que foi deflagrada nesta sexta-feira (18), investiga fraudes relacionadas ao abastecimento e manutenção de veículos oficiais.
A ação conta com a participação de 18 servidores da Receita e 40 policiais, que cumpriram oito mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e comerciais.
Além disso, foram aplicadas quatro medidas de suspensão de função pública. O nome da operação, “Cartão Black”, faz referência a um tipo de cartão cujo limite é alto, vez que os cartões de abastecimento estavam sendo utilizados de forma indevida.
As investigações revelaram que dois servidores da Receita, um funcionário terceirizado e um funcionário do Serpro estavam envolvidos em um esquema com proprietários de um posto de combustível.
O grupo adulterava hodômetros, simulava abastecimentos em veículos desativados e usava indevidamente cartões oficiais de abastecimento, causando um prejuízo estimado em R$ 500 mil.