Os Houthis do Iêmen atacaram a Base Aérea de Nevatim, no sul de Israel, com um foguete balístico hipersônico chamado “Palestina 2” e derrubaram na manhã desta sexta-feira (8) uma aeronave MQ-9 Reaper dos EUA no espaço aéreo da província iemenita de al-Jawf, disse o porta-voz do grupo militar, Yahya Sarea.
Sarea discursou durante um protesto pró-palestino em Sanaa, no local disse que o grupo continuará com suas operações direcionadas e que continuará impondo seu bloqueio naval a Israel e que terá como alvo quaisquer navios pertencentes, ligados ou com destino a Israel, até que as operações militares de Israel em Gaza e no Líbano parem.
O discurso foi feito menos de uma semana depois que os Houthis, alinhados ao Irã, disseram que estavam intensificando seus ataques para apoiar o Hamas e o Hezbollah em sua resistência contra as ações israelenses na região.
Desde novembro, os Houthis realizaram quase 100 ataques a navios que cruzavam o Mar Vermelho, uma rota crítica para o comércio global que liga o ao Golfo de Aden. Eles afundaram dois navios, apreenderam outro e mataram pelo menos quatro marinheiros.
Detectar, interceptar: entenda como funciona o Domo de Ferro de Israel