Uma frente fria está se aproximando do Brasil, trazendo fortes tempestades e alertas de chuvas volumosas neste final de semana. De acordo com a previsão do tempo, a região Sudeste será a mais impactada com temporais.
Na região, os alertas foram acionados para os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A capital paulista sofreu com o último temporal registrado, no dia 11 de outubro. Imagens de satélite da Nasa mostram a luminosidade em São Paulo antes e depois do apagão na região.
De acordo com o Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (LAPIS), a previsão para esta sexta-feira (18) indica tempo instável que vai da área central ao norte do estado de São Paulo, incluindo a região metropolitana.
O interior paulista, especialmente a região de Ribeirão Preto, deve ser atingido por chuvas intensas nesta sexta-feira. No sábado (19), os ventos fortes se intensificam, com maior impacto previsto para o sul do estado e a capital paulista.
“Há chance de chuvas e trovoadas, ou até mesmo risco de temporais isolados. Mas não devem ser tão severo e de grande abrangência como a tempestade que causou o apagão, no dia 11 de outubro. A chuva forte em São Paulo pode ocorrer no sábado”, explica Humberto.
A cidade de São Paulo registrou a ventania mais forte desde o ano de 1995 durante a chuva que causou o último apagão na capital paulista. De acordo com a Defesa Civil estadual, a medição feita na estação meteorológica de Interlagos, na zona sul da cidade, contabilizou ventos que chegaram a 107,6 km/h.
Um mapa produzido pelo LAPIS, mostra as tendências de chuvas, trovoadas e temporais isolados na região Sudeste, entre sexta-feira e sábado. Veja as imagens.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alertas de temporais e chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. O instituto também alerta para risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Demais regiões
Em Belo Horizonte, há previsão de cenário de instabilidade, com risco de chuva forte, rajadas de vento e granizo. Alagamentos em pontos isolados também são possíveis. No triangulo mineiro, existe risco de chuvas intensas até o início da noite de sábado.
O INMET alerta para chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos, entre 40 e 60 km/h.
De acordo com o instituto, o risco de corte de energia elétrica energia é baixo, asso, como da queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
De acordo com a previsão do tempo, a cidade do Rio de Janeiro será uma das mais atingidas, com previsão de chuva contínua e volumosa a partir de sábado, podendo causar alagamentos em diversas áreas. Além disso, os ventos fortes no litoral representam um risco adicional.