Todo estado de São Paulo está em alerta para chuvas intensas e perigosas até a próxima sexta-feira (8), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O aviso foi divulgado pelo Inmet na manhã desta quinta-feira (7) e é válido até às 10h de sexta. O instituto informa que os temporais apresentam perigo à população paulista.
O órgão divide os alertas em três graus de severidade: perigo potencial (amarelo), perigo (laranja) e grande perigo (vermelho).
O Inmet alerta para chuvas de até 100 mm por dia e ventos intensos de até 100 km/h. Há um risco de quedas de galhos e árvores, alagamentos e de cortes de energia elétrica.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo também emitiu um alerta para fortes chuvas na região, também até sexta.
A marca laranja do Inmet ilustra o aviso para as chuvas intensas. Veja abaixo.
Além de São Paulo, outros 12 estados e o Distrito Federal estão sob o mesmo alerta do Inmet para as fortes precipitações. Ao todo, 2.267 municípios podem ser afetados.
Até amanhã, todas as regiões do Brasil estão em alerta para chuvas intensas, que podem trazer um potencial perigo à população.
Os temporais já causaram grandes danos nesta semana. Na capital paulista, foram identificados 22 pontos de alagamentos e 56 mil pessoas ficaram sem energia elétrica na quarta-feira (6).
Gabinete de crise
O governo de São Paulo instalou um gabinete de crise na manhã desta quinta-feira (8) para garantir e coordenar respostas rápidas à população em casos de emergência provocadas pelas chuvas.
A administração destaca que as distribuidoras de energia elétrica e abastecimento de água terão um representante no gabinete, o que permite uma comunicação mais ágil e ações mais efetivas de monitoramento dos temporais.