As autoridades emitiram alertas para inundações que podem acontecer rapidamente com a chegada do furacão Milton na Flórida nesta quarta-feira (9). A repórter Kate Bolduan, da CNN, preparou um vídeo para mostrar como seria o aumento rápido do nível da água.
Uma das maiores preocupações com o furacão Milton são as marés de tempestade. O serviço meteorológico nacional dos EUA prevê o aumento do nível da água com risco de morte na região.
Bolduan explica que uma maré de tempestade é um rápido aumento no nível da água causado por ventos fortes que empurram a água para a costa.
Em algumas partes da Flórida, a previsão é de 3,6 m a 4,5 m de água devido à tempestade. A repórter da CNN mostra no vídeo o que esses números representam na escala real.
O primeiro andar de um edifício comercial por exemplo tem normalmente cerca de 4,2 m de altura, e a tempestade Milton pode atingir 30 cm mais alto do que isso, segundo Bolduan.
Ela alerta que a previsão é que o furacão Milton gere mais impactos e danos para a região.
Portanto, é impossível saber com certeza onde as inundações acontecerão, mas os locais que enfrentam níveis catastróficos vão de Tampa em direção ao sul do estado da Flórida, incluindo as cidades Sarasota, Venice Port Charlotte, Punta Gorda.
Intensificação rápida quase sem precedentes
O furacão Milton se intensificou rapidamente em um nível quase sem precedentes, chegando à categoria 5 devido ao recorde de calor nas águas do Golfo do México.
Atualmente, ele está na categoria 3 e teve rota atualizada, podendo chegar à Flórida às 20h desta quarta-feira (9), no horário local.
O furacão Milton chegou a ser considerada a tempestade mais forte do planeta em 2024, com ventos sustentados de 281 km/h.
Recentemente, o furacão Helene atingiu a costa do Golfo da Flórida como uma tempestade e chegou à região de pântanos como furacão de categoria 4.
As autoridades estão pedindo aos moradores — ainda em recuperação pelos danos do Helene — que se retirem ou se preparem para outra tempestade com risco de morte.
Com informações da CNN.