O garoto Wendel Cerqueira Oliveira Júnior, 11 anos, está desaparecido desde a última segunda-feira (7), quando foi visto pela última vez no bairro da Barra, em Salvador (BA). Para ajudar na busca, a Polícia Civil da Bahia anunciou nesta terça-feira (8) sua primeira publicação no Amber Alert Brasil, um sistema que visa acelerar a procura por crianças e adolescentes em risco.
Informações sobre Wendel, incluindo uma foto, foram divulgadas no Facebook e Instagram para alcançar usuários com perfis nas redes sociais em um raio aproximado de 160 km do local onde ele foi visto pela última vez. Os alertas são enviados pelo feed das plataformas, como publicações sugeridas, para aumentar a visibilidade entre os usuários.
O Amber Alert Brasil é uma iniciativa conjunta do Ministério da Justiça e Segurança Pública e da Meta, empresa responsável pelas plataformas digitais.
A inclusão do cadastro do desaparecimento é feita pelo ministério, que recebe a solicitação do Laboratório de Inteligência Cibernética (Ciber-Lab) do Departamento de Inteligência Policial da Polícia Civil após informações registradas em delegacias. Os alertas incluem informações detalhadas sobre o desaparecido e são enviados em até 72 horas após o registro do caso.