O Arcebispo Dom Odilo Scherer pediu para renunciar seu cargo na Arquidiocese de São Paulo após completar 75 anos. Seu substituto será escolhido pelo papa Francisco, que o autorizou ficar à frente da arquidiocese por mais dois anos.
Como arcebispo de São Paulo, ele atuava desde 21 de março de 2007, completando 17 anos no cargo.
Nascido em 21 de setembro de 1949, na cidade de Cerro Largo (RS), Odilo tem ascendência alemã, e carrega consigo a rica herança cultural de sua família, além da tradição religiosa de sua comunidade.
Com formação em filosofia e teologia, obtida em renomadas instituições brasileiras e italianas, iniciou sua formação no Seminário São José, em Toledo (PR), instituição fundada por Dom Armando Círio, onde teve como reitores os padres Santo Pelizer e Luís Vacaro.
Em seguida, transferiu-se para o Seminário Menor São José, em Curitiba (PR). Concluiu seus estudos de Filosofia no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, em Curitiba, e na Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo (RS).
Graduou-se em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Completou sua formação acadêmica com mestrado e doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (1994-1996).
Odilo é parente distante do falecido Cardeal Dom Vicente Scherer, o que pode ter sido uma influência significativa em sua decisão de seguir a vida religiosa.
Em 2013, o arcebispo, que tinha 63 anos, foi um dos cotados para suceder o papa Bento XVI. Ele foi um dos 15 participantes do conclave –que é a reunião entre cardeais que resulta na escolha do papa.