O município de Bagé, no Rio Grande do Sul, registrou o maior granizo já encontrado no Brasil, com 14,6 centímetros de diâmetro.
O recorde é associado a uma forte frente fria que atinge o estado desde o início da semana e tem causado eventos extremos como chuva de granizo em algumas regiões.
De acordo com o Climatempo, uma supercélula se organizou no Uruguai e ao longo do dia 25 de setembro, moveu-se pelo Sul do Brasil, provocando as quedas de granizos em diferentes regiões.
Ainda segundo o Climatempo, o recorde anterior era uma pedra de gelo de 13 centímetros, registrada em Barra do Ribeiro, também no Rio Grande do Sul, em abril de 2023.
Veja explicação do Climatempo para a formação do fenômeno: O granizo ocorre dentro de nuvens chamadas cúmulonimbus, onde as correntes de ar são tão intensas que levam gotas de água para regiões muito frias da atmosfera, fazendo com que congelem. Essas pedras de gelo, ao subirem e descerem dentro da nuvem, acumulam camadas de gelo até ficarem pesadas demais para serem sustentadas. O tamanho da pedra de granizo depende diretamente da força dessas correntes de ar.
A imagem é do Prevots, grupo de meteorologistas que trabalhar para documentar e pesquisar tempestades severas no Brasil.
*Sob supervisão