O Distrito Federal completou 157 dias sem chuvas nesta sexta-feira (27). As temperaturas chegaram a 36,5°C, o que corresponde ao dia mais quente do ano até o momento, enquanto a umidade relativa do ar atingiu 19%, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O Inmet emitiu um alerta vermelho para altas temperaturas em Brasília, e informou que há uma pequena possibilidade de chuvas para o fim de semana. No entanto, a previsão é de que as temperaturas continuem elevadas e com baixa umidade.
Ainda de acordo com o Inmet, o ano de 2024 já é o segundo com o maior período de seca na história do Distrito Federal, ficando atrás apenas de 1963, quando a região registrou 163 dias consecutivos sem precipitação.
Segundo o instituto, a última vez que houve registro de chuva na capital federal neste ano foi em 23 de abril.
A seca prolongada tem aumentado o risco de incêndios e prejudicado a qualidade do ar. As autoridades recomendam que a população intensifique os cuidados, ingerindo bastante líquido, utilizando protetor solar e evitando a exposição prolongada ao sol.
Incêndios em Brasília
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) informou que atendeu 30 ocorrências de incêndios florestais nesta sexta-feira (27). A área devastada pelos focos de incêndio foi mais de 300 mil metros quadrados.
Nos últimos dias, o Distrito Federal tem enfrentado diversos incêndios florestais. Um exemplo foi o Parque Nacional de Brasília, que teve 45,85% de sua área consumida pelo fogo.
Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o incêndio que atingiu o parque foi o pior dos últimos 10 anos.
As autoridades afirmam que as condições climáticas favoreceram o alastramento da queimada, mas que a hipótese principal é de que ele tenha sido criminoso.
Alguns animais que estavam nas áreas consumidas pelas chamas foram resgatados pelas autoridades.