Uma tamanduá-bandeira foi resgatada após ser encontrada com as quatro patas queimadas em uma área atingida por queimadas na Floresta Nacional de Brasília (Flona) na tarde desta segunda-feira (23).
Segundo a Fundação Jardim Zoológico de Brasília, após ser resgatado, o animal foi encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) e depois levado para receber os tratamentos necessários para os ferimentos no Hospital Veterinário do Zoológico de Brasília.
Devido às queimaduras, a fêmea precisou receber curativos nas quatro patas que posteriormente foram enfaixadas.
Por ora, o animal está residindo no Zoológico de Brasília sob observação de profissionais da unidade enquanto se recupera.
A CNN aguarda retorno do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) com mais informações sobre o resgate.
Resgate de animais nas queimadas
Por conta dos inúmeros focos de incêndios em várias regiões do Brasil, muitos animais tem sido resgatados com ferimentos e queimaduras, sendo vítimas das queimadas que vem colocando a biodiversidade do país em risco.
No dia 13 deste mês, um filhote de macaco-prego recém-nascido foi resgatado das cinzas de um incêndio no Pantanal, em Miranda, no Mato Grosso do Sul.
Na quarta-feira (18) da semana passada, em Tocantins, um jacaré foi resgatado de uma região de queimadas na Ilha do Bananal por militares. Segundo as autoridades locais, o animal estava encurralado pelo rápido avanço do fogo e foi encontrado em uma área crítica, na porção norte da Terra Indígena Kraho Kanela.
Na mesma data, uma anta também foi encontrada ferida em decorrência do incêndio no Parque Nacional de Brasília. O animal foi resgatado com o auxílio de veterinários e encaminhado à área de atendimento do Zoológico de Brasília.