Brasília completa 143 dias sem chuva nesta sexta-feira (13), correspondendo à terceira pior seca da história da cidade.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), porém, esse recorde pode ser quebrado já na próxima quarta-feira, quando a capital completará 148 dias sem chuvas, ultrapassando uma estiagem de 2004, que durou 147 dias.
A seca mais longa da história de Brasília se deu em 1963, quando a cidade ficou 163 dias sem chuvas.
Segundo o Inmet, a previsão atual é de que volte a chover a partir do dia 25 deste mês, mas as condições meteorológicas ainda podem mudar e prolongar a seca.
Nesta sexta, o instituto emitiu um alerta laranja de baixa umidade para o Distrito Federal. O índice varia entre 20% e 12%, aumentando o risco de incêndios florestais e o risco à saúde, em razão do ressecamento da pele e das mucosas dos olhos, do nariz e da boca.
O Inmet orienta beber bastante água, evitar atividades físicas e exposição ao sol, além do uso de hidratantes e umidificadores de ar.
Além do tempo seco, os riscos à saúde podem ser intensificados pela má qualidade do ar, causado pela dissipação da fumaça dos incêndios, que chegam a pelo menos 60% de todo o Brasil. Nestes primeiros dias de setembro, os focos distribuídos pelo país superaram o dobro do que foi observado em 2023.