Os Estados Unidos não ficaram surpreendidos com o fato de a Rússia ter reduzido o seu limite para um ataque nuclear e não planejam ajustar a sua própria postura nuclear em resposta, disse a Casa Branca nesta terça-feira (19).
“Como dissemos no início deste mês, não ficamos surpresos com o anúncio da Rússia de que iria atualizar a sua doutrina nuclear; a Rússia vinha sinalizando a sua intenção de atualizar a sua doutrina há várias semanas”, disse o Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca em um comunicado.
O presidente russo, Vladimir Putin, reduziu o limite para um ataque nuclear em resposta a uma gama mais ampla de ataques convencionais, e Moscou disse que a Ucrânia atacou profundamente a Rússia com mísseis ATACMS fabricados nos EUA.
“Não observando nenhuma mudança na postura nuclear da Rússia, não vimos qualquer razão para ajustar a nossa própria postura ou doutrina nuclear em resposta às declarações da Rússia hoje”, afirmou o comunicado.
O texto citou o uso de tropas norte-coreanas pela Rússia na Ucrânia, o que chamou de uma escalada significativa.
A doutrina nuclear russa atualizada, que estabelece um quadro para as condições sob as quais Putin poderia ordenar um ataque ao maior arsenal nuclear do mundo, foi aprovada por ele nesta terça-feira, de acordo com um decreto publicado.
Segurança de Biden: snipers, isolamento e ‘carro mais seguro do mundo’